MEDICOS ESPECIALISTAS SÃO IMPORTANTES

ATEROSCLEROSE

1 de novembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OBESOS INFANTO JUVENIL, ADOLESCENTES, INFLUENCIA SOBRE O CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

Crescimento durante a infância é conhecido por ser um tempo de mudanças rápidas na composição corporal, no entanto, tem havido poucos estudos longitudinais, que analisou mudanças nas específicas compartimentos de gordura durante o processo de crescimento. O estudo da mudança de vários compartimentos de gordura é importante porque ajuda a elucidar a dinâmica do crescimento em crianças e como as mudanças na composição corporal podem estar relacionados com os resultados de saúde. Isto é especialmente importante para o crescimento da gordura visceral, que pode contribuir para o risco de doenças metabólicas. A gordura visceral (ou seja, intra-abdominal do tecido adiposo) e gordura subcutânea abdominal são dois compartimentos discretos de gordura que têm sido estudadas em associação com os resultados de saúde. 
Estudos anteriores sugerem que diferentes tipos de tecido adiposo pode estar relacionada com diferentes fatores de risco da diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares e que essas relações surgem no início da vida. Em crianças, a gordura visceral tem se mostrado positivamente relacionados a uma ampla gama de indicadores de saúde, incluindo colesterol total, colesterol de baixa densidade da lipoproteína, triacilglicerol, áreas de insulina após um teste oral de glicose, a secreção de insulina basal, e secreção de insulina estimulada. 
Além disso, a gordura visceral parece ter uma relação negativa com a sensibilidade à insulina e lipoproteína de alta densidade colesterol. Além disso, a gordura subcutânea abdominal tem sido associada com aumento da concentração de insulina basal e 2 horas em meninas afro americanas, afro brasileiras, e outros países com as mesmas características em geral, e maior área sob a curva de insulina em meninas afro americanas, afro brasileiras, e outros países com as mesmas características em geral.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. O excesso de peso em crianças é um problema significativo de saúde pública global?
http://pesocontrolado.blogspot.com

2. Cerca de 10% das crianças em idade escolar, e mais de 22 milhões de crianças menores de 5 anos, estima-se que tenham sobrepeso ou já são obesas?
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3. Estes resultados causam preocupação porque os alimentos anunciados são tipicamente a antítese das recomendações dietéticas?
http://nutricaocontrolada.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Terry T.-K. Huang , Maria S. Johnson , Reinaldo Figueroa-Colon , James H. Dwyer e Michael I. Goran Departamento de Medicina Preventiva, Instituto de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Research, University of Southern California, Los Angeles, Califórnia-GR & D Medical Affairs, Mead Johnson, vansville, Indiana.



Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Seguir no Google Buzz